Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Antivirus

Antivírus

Os antivírus são programas de computador concebidos para prevenir, detectar e eliminar vírus de computador.
Existe uma grande variedade de produtos com esse intuito no mercado, a diferença entre eles está nos métodos de detecção, no preço e nas funcionalidades.

História

Quando Peter Norton, empresário de tecnologias de informação, apagou acidentalmente um arquivo, desenvolveu o Norton Utilities para restaurá-los. Ele criou a Symantec, em 1982, dando início a criação e comercialização de softwares de seguranças no mercado, e livros sobre o assunto. Ele foi um dos primeiros desenvolvedores de sistemas de segurança.
A primeira contaminação por um vírus de computador, ocorreu em 1988, utilizando uma BBS como meio. Sendo assim, John McAfee, programador da Lockheed Air Corporation, empresa de aviação americana, desenvolveu o VirusScan, primeira vacina conhecida.
Um dos principais motivos que levam à criação de novos vírus é justamente fazer com eles se espalhem e fiquem nos atormentando por dias, semanas ou até meses. Seus criadores procuram incessantemente falhas em sistemas operacionais, servidores de internet ou aplicativos conhecidos e que estejam instalados na maioria dos computadores do mundo. Uma vez descoberta a brecha, o vírus é lançado. Se espalha com rapidez assustadora e em poucas horas provoca caos na internet e prejuízos astronômicos.
Não necessariamente esses produtos são pagos, e também não existe relação entre custo e eficiência, exemplo disso é o Active Virus Shield, muito usado atualmente e que possui versão gratuita.
Importante ressaltar que a maioria dos fabricantes (mesmo aqueles onde os softwares são pagos) distribuem vacinas e atualizações gratuitas, assim como "pequenos antivírus" para eliminar vírus específicos, como quando surge um vírus novo com alto grau de propagação e perigosos (geralmente vírus enviados por e-mail e que se reenviam automaticamente).
O segredo do antivírus é mantê-lo atualizado, e essa é uma tarefa que a maioria deles já faz automaticamente, bastando estar conectado à internet para ser baixado do site do fabricante a atualização e estar configurado para isso.
Os vírus informáticos apareceram e propagaram-se em larga escala devido à má gestão e programação de certos produtos que foram lançados para o mercado antes de serem devidamente testados.

Problemas de segurança

Devido a uma série de motivos, a família de sistema operacional Windows é a mais visada pelos projetistas de vírus. Alguns dos motivos mais citados estão listados abaixo:
• amplamente utilizado;
• alto índice de usuários leigos;
• forma como foi projetada inicialmente: sem sistema de permissões e monousuário (argumento questionável e por muitos considerado falso);
• relativa demora na entrega de correções (argumento questionável e por muitos considerado falso);
• dependente de software de terceiros para eficaz segurança.
Muitas pessoas do movimento OpenSource acreditam que os principais problemas de segurança do Windows estão associados ao modelo de desenvolvimento desse software: os usuários não tem acesso ao código fonte, e consequentemente, não podem visualizar brechas e apontar correções, gerando uma demora na entrega de correções e maior número de brechas não corrigidas. Já os defensores do Windows acreditam que por o código do mesmo ser revisto justamente por pessoas plenamente capacitadas para tal e por isso, ao contrário do movimento OpenSource, que não pode garantir a profissionalização de seus programadores, o modelo proprietário é melhor segundo os mesmos, mais confiável e com menor índice de falhas.
O índice de vírus no sistema operacional GNU/Linux é muito mais baixo que no Windows, mas falhas de segurança que podem levar o sistema a tornar-se inseguro são descobertas com mais frequência se comparadas ao Windows. Por isso, é importante, que independente do sistema operacional que utilize, você o mantenha sempre atualizado.

Métodos de identificação

• Escaneamento de vírus conhecidos - Quando um novo vírus é descoberto seu código é desmontado e é separado um grupo de caracteres (uma string) que não é encontrada em outros softwares não maliciosos. Tal string passa a identificar esse vírus, e o antivírus a utiliza para ler cada arquivo do sistema (da mesma forma que o sistema operacional), de forma que quando encontrá-la em algum arquivo, emite uma mensagem ao usuário ou deleta o arquivo automaticamente.
• Sensoreamento heurístico - O segundo passo é a análise do código de cada programa em execução quando usuário solicita um escaneamento. Cada programa é varrido em busca de instruções que não são executadas por programas usuais, como a modificação de arquivos executáveis. É método complexo e sujeito a erros, pois algumas vezes um executável precisa gravar sobre ele mesmo, ou sobre outro arquivo, dentro de um processo de reconfiguração, ou atualização, por exemplo. Portanto, nem sempre o aviso de detecção é confiável.
• Busca Algorítmica - Expressamente, a busca algorítmica é aquela que utiliza algoritmos para selecionar os resultados. Essa classificação em "Busca Algorítmica", do Inglês "algorithmic search", é de caráter publicitário ou vulgo já que qualquer mecanismo de busca utiliza um algoritmo. Esta denominação foi criada para se diferenciar das "Buscas Patrocinadas" em que o pagamento (patrocínio) dos mecanismos de busca faz com que os resultados patrocinados tenham prioridade. Por exemplo: para buscar strings (cadeias de texto) que detectariam um vírus de computador
• Checagem de Integridade - Checagem de integridade cria um banco de dados, com o registro dos dígitos verificadores de cada arquivo existente no disco, para comparações posteriores. Quando for novamente feita esta checagem, o banco-de-dados é usado para certificar que nenhuma alteração seja encontrada nesses dígitos verificadores. Caso seja encontrado algum desses dígitos diferentes dos gravados anteriormente, é dado o alarme da possível existência de um arquivo contaminado.
Cabe ao usuário verificar se a alteração foi devido a uma atividade suspeita, ou se foi causada simplesmente por uma nova configuração, efetuada recentemente.

Vale salientar que os antivírus são programas que procuram por outros programas (os vírus) e/ou os barram, por isso, nenhum antivírus é totalmente seguro o tempo todo, e existe a necessidade de sua manutenção (atualizando) e, antes de tudo, fazer sempre uso do backup para proteger-se realmente contra perda de dados importantes.

2 comentários:

  1. blog muito bacana, meus parabééns ediladinho.... (Y

    ResponderExcluir
  2. nossa assunto muito interessante. Gostei desse blog.É um dos melhores quee jah vi! :P

    ResponderExcluir